-
Arquitetos: Natalie Dionne Architecture
- Área: 300 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marc Cramer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa T, um retiro rural nos arredores da região do Quebec Oriental foi projetado por NDA para uma família de Montreal muito urbana ocupada. É inspirado nos escritos de Plínio, o Jovem, cujas sensuais descrições de duas grandes vilas italianas que remontam à antiguidade estimulam a imaginação e obriga-nos a contemplar o seu lugar na paisagem circundante.
A casa foi colocada em uma clareira na floresta em um platô no alto de uma colina que oferece belas vistas a rolar por vales agrícolas e montanhas distantes. Após a chegada, dois volumes com escassas aberturas revelam-se como blocos suavemente depositados em um campo verde. O primeiro volume, de 2 andares e de u forma basicamente cúbica é revestido com madeira nas laterais. O segundo, um retângulo térreo de 24 m de comprimento, enterrado no chão em uma extremidade e em balanço sobre o morro do outro lado, está envolto em painéis de cimento composto. O centro da composição é um espaço vazio de transição entre esses dois volumes: ambiente transparente que se abre para um panorama espetacular de serras Apalaches com os picos do Monte Sutton no horizonte.
Tomando sugestões de seu ambiente bucólico, esta arquitetura é definida e modulada pelas vistas naturais, a luz solar e a topografia do local. A casa, os seus jardins, terraços e piscina, promoveram uma planta cruciforme orientada ao longo dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste. Em planta, a casa gira em torno de três partes distintas, dispostas na forma da letra 'T'. Uma parte acomoda a sala de estar, outra, os quartos de hóspedes e a terceira abriga a cozinha com o quarto principal no andar de cima.
A sala de jantar, o lugar da congregação que une estas partes todas, encontra-se no cruzamento de três vistas cardeais. A leste, a visão se abre para a paisagem de montanhas distantes e um deck de madeira, que aproveita o sol nascente. Ao sul, o espaço central estende-se para um pátio onde uma piscina mineral retilínea e esguia leva à floresta de madeira. Por fim, a oeste com vista para um jardim de água, vemos a entrada e o campo verde com as florestas que sobem no morro por trás dele. É deste lado que a sala de jantar, à noite é banhada pelos últimos raios do sol.
O ambiente em casa também é muito afetado pela presença da água. A piscina, o jardim da água, e o córrego adjacente que flui suavemente para a lagoa abaixo, fornecem um fundo com suave soar do farfalhar da água. A iluminação sutil destes meios aquosos somando-se a iluminação da casa torna o lugar lindo durante a noite.
Detalhes do acabamento, interior e exterior, são a alma da casa. Móveis fixos e embutidos foram concebidos com atenção aos detalhes e executados com precisão, seja onde está a lareira, estantes na sala de estar, portas de borboleta para os quartos de hóspedes, móveis de cozinha (com sua ilha flutuante), armários e nichos do banheiro ou as persianas de madeira e a cama do quarto principal. O mesmo cuidado se aplica aos acabamentos de paredes exteriores de madeira queimada, placa de cimento, aço corten e brancos painéis de carvalho que penetram no interior. Da mesma forma, a continuidade das superfícies horizontais em concreto, calcário e ardósia também ajudam a diluir as fronteiras entre os lados de dentro e de fora.
A Casa T, foi concebida como uma obra prima em termos das especificações técnicas e é certificada pela Novoclimat. Um sistema de climatização geotérmica reduziu a dependência de recursos energéticos em um ambiente rural. As aberturas foram aplicadas como uma função do clima e a orientação assegura o conforto de cada espaço no Inverno, bem como no verão. Janelas vis-à-vis (correspondentes) operáveis proporcionam ventilação cruzada natural.
Ao norte, a casa tem poucas aberturas. Ao sul, o teto do espaço central se projeta para o pátio apenas o suficiente para proteger o lobby do superaquecimento no verão, permitindo que os raios de inverno penetrem e tragam ganho solar. Concreto e piso de pedra natural, preservam o frescor no verão, exposto à luz solar direta e equipado com um sistema de aquecimento a água quente, que proporciona conforto ideal durante as estações frias.